NOVO EPISÓDIO DO PODCAST NO AR
Neste episódio, recebemos o diretor e ator Wagner Moura, que comenta o trabalho de transformar a vida de Carlos Marighella em filme, que chega enfim aos cinemas no dia 4 de novembro, após uma longa batalha para ser distribuído no Brasil. Na seção Papo Cabeça, o compositor e pesquisador Luiz Tatit reflete sobre como seu método de estudo da canção, pioneiro no país, impacta suas próprias composições, como as do recém-lançado disco Abre a Cortina, gravado com Dante Ozzetti. Como sempre, a redação oferece ainda dicas de cultura sobre o que passou, o que está rolando e o que vem por aí, de Lygia Clark a Caetano Veloso. Ouça no seu tocador favorito.
AGENDA VIRTUAL
Até o dia 6 de novembro acontece o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, cuja 14ª edição apresenta 169 filmes nacionais e internacionais, entre curtas e longas. Na quinta, será exibido o documentário Les Prières de Delphine, da diretora camaronesa Rosine Mbakam. Veja a programação completa.
A Osesp recebe hoje o regente e violinista Luis Otavio Santos para interpretar um programa barroco, com Bach e Händel. Na segunda, Emmanuele Baldini realiza o recital de lançamento do disco 24 Caprichos Latinoamericanos, que reúne peças de Arthur Barbosa para violino solo.
Depois de ter a transmissão de seu set parcialmente barrada pelos algoritmos, Guilherme Werneck tenta outra vez amanhã, agora pela Twitch, apresentar sua fusão improvisada de guitarras e tambores para o Improfest.
Ao longo do fim de semana, o Itaú Cultural transmite shows de Salloma Salomão (hoje), Virgínia Rodrigues (amanhã) e Iara Rennó (domingo). Ainda no sábado, o rapper Kamau, o cantor Otto e a Velha Guarda da Vai-Vai são os destaques da Virada SP Online de Itapira.
A partir de segunda, a 6ª Mostra de Cinema Chinês exibe sessões gratuitas de filmes inéditos – como o documentário Tudo ou Nada, de Zhou Hao – na plataforma Cultura em Casa.
Artistas de 12 estados brasileiros estão na programação da 4ª Mostra de Dança do Itaú Cultural, que abre na quarta com um debate entre a baiana Inaicyra Falcão, a mineira Dudude Herrmann e a cearense Silvia Moura.
Na quinta, começa o Jazzfest Berlin, festival que nesse ano deriva sua curadoria de três centros culturais: Cairo, Joanesburgo e São Paulo. No show de abertura, com a guitarrista Mary Halvorson e a ICP Orchestra, haverá uma participação em vídeo do cantor Negro Leo. Quase toda a programação será transmitida pela internet.
Filmes breves de 112 países serão exibidos a partir do mesmo dia no FestCurtasBH, cuja 23ª edição ocupa a plataforma Cine Humberto Mauro/Mais, além de realizar sessões presenciais no Palácio das Artes.
Situado na fronteira entre o teatro, o cinema e a literatura, a “experiência audiovisual” Processo Escalavra, inspirada em livro inédito de Marcelino Freire, está disponível no YouTube.
A feira presencial da SP-Arte já acabou, mas o prazo para conferir os estandes virtuais das mais de 100 galerias foi estendido até domingo.
ATIVIDADES PRESENCIAIS
Sob a curadoria de Bernardo Pacheco, o recém-inaugurado Galpão Cru, em São Paulo, abriga a partir de hoje a série musical Formação, com convidados como Laura Lavieri e Cacá Machado. Na quarta, o Centro Maria Antonia da USP inaugura a exposição MemoriAntonia: Por uma Memória Ativa a Serviço dos Direitos Humanos, que reflete sobre a ditadura militar através das fotografias de Hiroto Yoshioka e Orlando Brito. E já está em cartaz a primeira individual da carioca Marcela Cantuária na capital paulista: Esperança Equilibrista integra a 6ª edição do projeto Caixa de Pandora.
No Rio de Janeiro, a Casa Roberto Marinho abriga a partir de amanhã a primeira exposição do acervo do Instituto Burle Marx, criado para preservar o legado do arquiteto e paisagista brasileiro.
A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, inaugura na quarta a exposição Aleijadinho, Arte Revelada – O Legado de um Restauro, que abre ao público o trabalho de restauração de três obras do mestre do barroco mineiro.
Nota dos editores: Lembre-se de agendar a visita ou comprar seu ingresso com antecedência, além de utilizar máscaras seguras, conservar distância das outras pessoas e levar álcool em gel. Não se esqueça, também, de verificar se os locais exigem comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada.
ADEUS PORTUGUÊS
Na coluna da semana, Carlos Castelo se debruça sobre os versos de Alexandre O’Neill, que ficou conhecido nos anos 50 como “o poeta do adeus português”, e as traduções de poesia provençal por Augusto de Campos.
LIVROS
Essa Dama Bate Bué, Yara Nakahanda Monteiro (Todavia)
Criada pelos avós em Portugal, Vitória regressa para a Angola em busca de suas origens – da mãe, uma desconhecida que lutou na guerra civil iniciada nos anos 70. Em Luanda, a “cidade que tudo mata”, e em Humbo, ela encontrará respostas.
Ficção 2006-2014, Alejandro Zambra (Companhia das Letras)
Reunião de toda a obra do chileno: Bonsai (2006), A Vida Privada das Árvores (2007), Formas de Voltar para Casa (2011), Meus Documentos (2013) e Múltipla Escolha (2014), além de nove histórias publicadas na imprensa ou em antologias.
Correio Literário, ou Como se Tornar (ou Não) um Escritor, Wisława Szymborska (Âyiné)
Reunião de textos publicados na coluna que a escritora manteve no semanário polonês Życie Literackie, em que respondia a cartas de escritores iniciantes, que enviavam seus escritos para avaliação.
Lygia Clark (1920-1988): 100 Anos, Yve-Alain Bois (Pinakotheke)
Bilíngue, farta e cuidadosamente ilustrada, além de contar com textos críticos e uma entrevista realizada nos anos 80 com a artista, a edição acompanha a exposição homônima que deixa o Rio e chega em novembro em São Paulo.
DISCOS
Meu Coco, Caetano Veloso (Sony Music/Uns Produções Artísticas)
São muitos cocos, para além do gênero musical, que perpassam essa leva de 12 canções. Musicalmente, é um disco menos inquieto que os da trilogia da banda Cê, mas as letras mostram que Caetano continua afiado na sua leitura do contemporâneo, costurando relações entre presente e passado.
Abre a Cortina, Dante Ozzetti e Luiz Tatit (Selo Circus)
Mais uma vez Dante Ozzetti traz para esse conjunto de canções sua elegância melódica e harmônica. Uma festa para as letras de Luiz Tatit, com sua prosódia particular e pendor cronista. Canções que crescem com um time de cantoras que vai das Lívias Matos e Nestrovski, passando por Ná Ozzetti e Patrícia Bastos.
-io, Circuit des Yeux (Matador Records)
Haley Fohr expande de maneira absurda a sua paleta ao criar essas composições com arranjos orquestrais, usando toda a potência das cordas e dos metais para emoldurar letras que nascem de uma perda pessoal e ganham outra dimensão com esses tempos de perdas coletivas. Um disco lindo e cortante.
EROSÃO, Mariá Portugal (Selo Risco)
Coração e mente falam alto no primeiro disco solo da baterista da Quartabê. As bases vêm da canção expandida com improvisação livre, feitas sobretudo com instrumentos acústicos, além dos vocais de Mariá e Tó Brandileone. Mas o segredo é pegar essas bases e erodi-las por diferentes processos eletrônicos.
FILMES
Uma História de Família, Werner Herzog (Cinemas)
Na empresa Family Romance, Yuichi aluga pessoas para atuar como parentes ou amigos em eventos sociais. Quando é contratado para fingir ser o pai da pequena Mahiro, a linha que separa a profissão da vida pessoal é borrada.
A Voz Humana, Pedro Almodóvar (VOD)
Estrelado por Tilda Swinton, o curta se inspira na peça homônima de Jean Cocteau para narrar uma história de abandono e espera, centrada em uma mulher que aguarda a ligação do homem que a deixou na companhia de seu cachorro.
SÉRIES
Sintonia, KondZilla, Guilherme Quintella e Felipe Braga (Netflix)
Já está disponível a segunda temporada da série que acompanha a vida de Doni (Jottapê), Nando (Cristian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas), três amigos que navegam os mundos do funk, do crime e da religião na periferia de São Paulo.
Maradona: Conquista de um Sonho, Alejandro Aimetta, Roger Gual e Edoardo De Angelis (Prime Video)
Em 10 episódios, a produção argentina oferece uma visão panorâmica da trajetória de Diego Armando Maradona, da infância ao triunfo no futebol, passando pelos problemas com as drogas. Novos capítulos às sextas.